domingo, 11 de março de 2012

Muffins (ou queques) de nozes e limão



Ora muito boa noite!

Um dia destes, enquanto fazia o almoço, deu-me para, simultaneamente, fazer estas coisinhas boas, porque o meu organismo é chato e está sempre a pedir-me doces. Não percebo que se passa com ele... Eu quero manter a linha, aliás, quero melhorar a linha, mas é tão, tão difícil resistir... É que para além de gostar de comer doces, gosto de os fazer!
Pelo menos parece-me que estes queques pequeninos e fofinhos não são assim uma bomba calórica muito grande e como só fiz doze, o João comeu logo alguns (lol) e o resto vou ter de partilhar com a família, que é enorme, acho que me vou limitar a saborear apenas um exemplar :-)
Deixo-vos a receita e a certeza de que vale a pena experimentar!

Ingredientes:
100 gr manteiga
100 gr açúcar
2 ovos
100 gr de nozes picadas pu miolo de noz
150 gr farinha
50 ml leite
raspa de 1 limão
1 colher de chá de fermento

Modo de preparação: 
Ligar o forno a 180ºC. Bater muito bem a massa com o açúcar até ficar com uma consistência cremosa. De seguida, juntar a raspa do limão e, logo depois, adicionar os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição. Juntar o leite e mexer bem.
Entretanto, picar ou triturar as nozes e envolver no preparado (neste momento já não precisa da batedeira). Por último, misturar o fermento na farinha e juntar à massa.
Deitar o preparado em formas (eu usei 6 de silicone e 6 de metal. Untei todas), de preferência untadas de manteiga e polvilhadas de farinha, enchendo até 3/4 com a massa. Levar a forno cerca de vinte minutos. Depois de pronto, esperar uns minutos antes de desenformar.   

Bom apetite!


Segredos:
Não há! Quer dizer, isto não é um segredo, é casmurrice minha. Untei as formas de silicone, ao contrário daquilo que me diziam para fazer :-) E a verdade é que os bolos desenformaram muito facilmente!

3 comentários:

Unknown disse...

muuuuuito bom aspecto! Tentada a experimentar ;)

Kelinha disse...

um dia destes vou experimentar. parecem maravilhosos!

Patrícia disse...

São mesmo bons, experimentem! Como eu adoro nozes, são dos meus preferidos...