sexta-feira, 30 de março de 2012

O crisma da Xaninha e a primeira experiência com pasta de açúcar

Olá!
No fim-de-semana passado, foi o crisma da Xaninha e eu fiquei encarregue das sobremesas. Como andava mortinha para experimentar a pasta de açúcar, aproveitei a ocasião e aventurei-me no mundo das coberturas.
Não gostei muito da experiência. Até gostei do resultado, apesar de muito primário, mas deu-me imenso trabalho e o facto de ter feito uma data de outras sobremesas antes, não ajudou muito... Na hora de enfeitar o bolo, já só queria paz e descanso!
E porque é que me deu muito trabalho? Primeiro, porque não tinha muito espaço e o facto de estar a sujar tudo irritava-me. Segundo, porque a massa tem de ser trabalhada (ou seja, bem amassada com as mãos, antes de a alisar) e isso foi chato. Até me ficaram a doer as mãos... Enfim, valeu o pormenor de a massa ser saborosa e de quem comeu ter gostado.

Vou deixar a receita que fiz.

Bolo com pasta de açúcar

Ingredientes:
Para o bolo
8 ovos
300 gr. de açúcar
200 gr. de farinha
raspa de 1 limão
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de fermento 
Para o recheio
1 pacote de natas Agros
1 colher chá corante rosa
3 colheres sopa de açúcar
Para a cobertura
pasta de açúcar branca
pasta de açúcar rosa 

Modo de preparação: 

Separar as gemas das claras e bater as últimas em castelo (os ovos devem estar à temperatura ambiente). Num recipiente próprio, bater o açúcar, a manteiga e os ovos. De seguida, juntar a farinha, o fermento e a raspa do limão. Incorporar as claras no preparado anterior e levar ao forno pré-aquecido numa forma previamente untada e polvilhada (untei com vaqueiro líquido e usei duas formas redondas, em vez de uma, médias, porque assim recheava-se melhor).
Entretanto bater as natas bem firmes. Quando assim estiverem, juntar as colheres de açúcar e o corante.
Quando o bolo tiver arrefecido, recheá-lo com este creme.
Colocar numa boleira hermética (ou qualquer coisa onde não entre ar, nem cheiro) e levar ao frigorífico por um bocado para endurecer.

Finalmente, a pasta de açúcar. Vou contar a minha experiência.
Como já referi, comecei por amassá-la bem, como se fosse plasticina (foi o que me recomendaram...). Polvilhei a bancada de trabalho com farinha maizena, para que a pasta não agarrasse e lá fui tentando esticar, com um rolo da massa que comprei especialmente para o efeito... Não foi de todo complicado, mas a massa ainda pegou algumas vezes à bancada e lá tinha eu de voltar ao início... Depois de ter conseguido alisá-la bem, tratei de transferi-la para o bolo e essa parte até se fez bem. Depois foi só cortar o que ficou a mais e enfiar para dentro as pontinhas, para não ficar nada a ver-se! E o resultado é mais ou menos o que se vê nas fotos.
Tinha comprado também pasta rosa, uns cortadores em forma de letras e outros em forma de flor, mas confesso que a decoração ficou fraquinha, pois eu já estava mesmo MUITO farta da cozinha :-)
Ah, colei as letras e as flores com uma cola alimentar que também comprei para o efeito.

Neste dia fiz também um bolo para o dia do pai (que já tinha passado), do qual já deixei aqui a receita. E duas versões de muffins, cujas receitas partilho a seguir :-)

Sem comentários: